Verdade. Urbanização é geralmente uma coisa boa, tanto para o ambiente como para a economia.

Mas não há nenhuma razão para termos 2 grandes cidades (que concentram uma grande % da população total) quando podíamos perfeitamente ter 5-6 grandes ou médias cidades, como no caso da Holanda ou da Suíça. Para além de ser melhor a nível económico, podia ser também uma forma de retirar pressão habitacional de Lisboa e Porto.

Além disso, o nosso modelo actual não é assim tão amigo do ambiente quanto isso. Lisboa, por exemplo, é tão grande que tens quilómetros e quilómetros de subúrbios carro-dependentes, e como consequência milhares de carros a entrar em Lisboa por dia. Isso não é nada bom para o ambiente, nem para as próprias pessoas que vivem na área metropolitana.

Portugal deveria ter duas três cidades de média/grande dimensão no interior para uma melhor distribuição económica.

Mas nós não o temos. A única cidade de média dimensão no interior é Viseu. Todas as outras são pequenas e continuam ainda a perder população.

True. Mas vá porque a Dinamarca o faz não significa que seja uma boa ideia fazê-lo por cá.

I'm happy that Union Berlin managed to avoid the relegation play-offs. They been growing on me as one of my fav Bundesliga teams for the last couple of seasons.

Tanto Espanha como França têm várias grandes cidades no interior do país. (Embora dependa um pouco do que consideres "grandes" cidades).

Espanha - Sevilha, Zaragoza, Salamanca, Valladolid, Badajoz, Léon, Badajoz. Tudo cidades com mais de 150k habitantes. É certo que uma grande percentagem da população se encontra no litoral, mas dizer que se trata de "toda a população com exceção de Madrid" é empiricamente falso.

França - Lyon, Bordeaux, Toulouse, Strasbourg, Grenoble. Existe de facto uma "diagonal vazia" mas é uma parte relativamente pequena do território, ao contrário de Portugal onde a parte 'vazia' é 70% do território. E mesmo essa diagonal "vazia" tem algumas grandes cidades, coisa que não acontece em Portugal.

Não é comparável. Nenhuma desses países tem 50% da população concentrada apenas em duas cidades.

Estás a confundir urbanização (que de facto está a acontecer na maioria dos países do mundo) com centralização (concentração de serviços e população na capital). São dois conceitos relacionados mas distintos. Podes perfeitamente ter urbanização sem teres a população inteira a migrar para apenas 2 cidades, como é o caso de Portugal.

No caso de Espanha, por exemplo, tens grandes cidades distribuídas por todo o território, até mesmo em zonas 'interiores'. Entretanto em Portugal no interior até as cidades estão a perder população.

Mértola nos anos 50 tinha quase 30 mil habitantes. Nos censos de 2021 já só tinham uns 6 mil. E mesmo capitais de distrito como Beja ou Portalegre estão a perder população.

É assustador o que está a acontecer nestas terras. E o pior é que parece não haver qualquer vontade política para sequer se tentar mudar a situação.

This is domestic water buffalo from Europe. A bit different from Asian water buffalo.

Existem cidades no interior, acredites ou não. Dizer que o interior não é merecedor de ter acesso ao transporte ferroviário é uma falta de respeito pelos portugueses que vivem nessas regiões, e precisamente uma das grandes causas do seu despovoamento.

Ainda está a ser discutido a ligação com Faro e é bem possível que passe por Beja. É questão de esperarmos.

https://www.reddit.com/r/menoscarros/comments/141oeri/futuro_mapa_das_linhas_de_altavelocidade_a_azul/ 

Tu estás mesmo a argumentar que investir em infraestrutura não tem qualquer impacto na economia de um país? Uau.

Espero que a segunda solução se concretize. Ligar Lisboa, Évora, Beja e Faro num único eixo ferroviário faz muito mais sentido.