Olá, não tenho filhos, mas uma amiga tem uma filha que está a chegar à "idade da prateleira". Ontem a filha foi muito desrespeitosa, combinou coisas com o pai, sem dar conhecimento à mãe (os pais estão separados e a mãe é que tem a guarda exclusiva), pelo que a mãe está a pensar em castigos do gênero retirar telemóvel durante uma semana, ou retirar PS durante uma semana. A filha é filha única.

Quem teve irmãos, como eu, e uma mãe como a minha, que castigava todos quando um fazia queixa do outro, sabe que é melhor aliarmo-nos ao inimigo (irmão/irmã) ao invés de sermos ambos castigados. Mas, quando se ė filha única, tal não é possivel.

Com que situações se deparam no dia a dia com @s voss@s filh@s que merecem castigos, e como castigam ou penalizam de modo efetivo?

Por exemplo lembro de uma mãe que tinha um filho que fez uma birra porque queria um brinquedo no supermercado, sentou-se no chão a espernear. O que fez a mãe? Sentou-se no chão e também fez uma "birra"... Até que o filho parou a birra dele e puxou pela mãe dali para fora porque estava a dar nas vistas.

Outro exemplo, uma criança começou a. ameacar o pai dizendo que se ia queixar a CPCJ. A mãe pegou no dia seguinte no filho e na mochila dele e levou-o a dar um passeio que durou mais de uma hora... Até que a criança perguntou porque estava a ir para o Abrigo de Proteção de Menores e quanto tempo ficaria sem ver a mãe e o pai... Mais meia hora depois e chorava compulsivamente dizendo que gostava muito do pai e que não queria ir para o Abrigo. Serviu de lição.

Assim, que Lições deram vocês a vossos filhos? Relatem..